Doutorado

O curso de Doutorado em Linguística Aplicada é direcionado para estudos em uma das duas áreas de concentração oferecidas pelo programa. Não havendo disciplinas específicas de doutorado, a escolha das disciplinas deverá ser feita pelo aluno, em acordo com seu orientador, segundo os interesses específicos de sua formação e de seu projeto de tese. Há, no entanto, disciplinas introdutórias, intermediárias e avançadas.

Áreas de Concentração 

1. LINGUAGEM E EDUCAÇÃO 
2. LINGUAGEM E SOCIEDADE 

Linhas de Pesquisa 

- Linguagens e Tecnologias 
Descrição: Estudos da linguagem com ênfase na sua relação com as diferentes mediações tecnológicas. 
- Linguagens e Educação Linguística 
Descrição: Estudos da linguagem com ênfase em questões ligadas ao ensino-aprendizagem de línguas. 
- Linguagens, Culturas e Identidades 
Descrição: Estudos da linguagem com ênfase em questões culturais e identitárias. 
- Linguagem e Tradução 
Descrição: Estudos da linguagem com ênfase em teorias de tradução e análises de práticas tradutórias. 

Requisitos para obtenção do título de Doutor

Créditos

O aluno deverá cumprir, no mínimo, 32 créditos correspondentes a disciplinas. Desses 32 créditos, 16 (duas disciplinas) poderão ser provenientes de convalidação de disciplinas cursadas no IEL ou fora do IEL, desde que os conceitos sejam A ou B, ou equivalentes;
No caso do aluno que tenha ingressado excepcionalmente no doutorado sem o título de mestre, recomenda-se fortemente o cumprimento de créditos complementares em disciplinas do Programa.

Proficiência em Língua Estrangeira

O aluno deverá demonstrar proficiência de leitura em língua inglesa e em língua francesa. Uma prova de proficiência de leitura em uma dessas duas línguas integra o processo de seleção. 
Recomenda-se que o Exame de Proficiência da Segunda Língua Estrangeira seja efetuado até no máximo no final do terceiro (3º) semestre. 

Orientação e Tese de Doutorado

Para todo aluno ingressante será indicado um orientador, que acompanhará sua trajetória acadêmica.

Exames de Qualificação

O aluno de doutorado deve realizar três exames de qualificação: 
1) o primeiro Exame de qualificação será sobre o Projeto de Pesquisa e deverá ocorrer no prazo máximo de três semestres a partir da matrícula inicial, ocasião em que o aluno já deverá ter concluído todos os créditos referentes a disciplinas. Para a efetivação desse exame, será composta uma comissão de três membros, sendo um deles o orientador do aluno; 
2) o segundo Exame de qualificação será sobre a versão preliminar da tese e deverá ocorrer até seis meses antes da defesa da tese. Para a efetivação desse exame, será composta uma comissão de três membros, sendo um deles o orientador do aluno; 
3) o terceiro Exame de qualificação será a publicação de um artigo científico de autoria individual em periódico especializado, com indexador A ou B. Também será aceito um artigo no prelo, com apresentação de Carta de Aceite. O artigo deve ser previamente aprovado pelo orientador. Esse exame deverá se realizar até o final do terceiro ano do curso, independentemente de licença ou de outro tipo de afastamento previsto em regulamento. Está excluída a possibilidade de qualquer tipo de coautoria. 

Integralização

O curso de doutorado em Linguística Aplicada deverá ser integralizado no prazo mínimo de 24 meses e no máximo de 54 meses.

Divulgação da Pesquisa

Recomenda-se, ainda, que até o final do curso, o aluno tenha pelo menos um trabalho aceito para publicação sobre assunto relativo à sua pesquisa de Doutorado; ou pelo menos dois trabalhos apresentados em eventos importantes na área, relativos à sua pesquisa de Doutorado.

Defesa da Tese

O aluno deverá defender a sua tese perante comissão examinadora, de conformidade com as normas do Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp.

Normas Específicas para Inscrição e Seleção de Candidatos

Ver Edital de Seleção.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Telefone: 55-19-3521.1502

...