Novo sistema de fechaduras eletrônicas para as salas de aula

No início deste 2º semestre letivo entrará em funcionamento o novo sistema de fechaduras eletrônicas que controlarão o acesso as salas de aula do IEL. As fechaduras estarão intregradas ao sistema de reservas de salas do IEL, permitindo que o próprio usuário abra a sala reservada no dia e horário de sua reserva, utilizando seu cartão smartcard de identificação (funcional no caso de docentes e funcionários ou RA no caso de alunos).

Com o novo sistema, o acesso às salas de aula estará liberado para o usuário a partir de 10 minutos antes do horário apontado na reserva. Esperamos que a partir da implantação do sistema os usuários possam ter mais autonomia no acesso às salas, mitigando os ocasionais transtornos intercorrentes de atrasos ou falhas no procedimento de abertura desses espaços pela equipe de apoio. Esperamos também, no cenário de cada vez maior escassez de mão de obra que vivemos, que através da economia dos recursos humanos empregados nessa atividade mais operacional, possamos melhor atender aquelas outras que demandam essencialmente de um assistência mais especializada.

O sistema oferece ainda com um sensor de abertura de porta que permitirá o monitoramento remoto das salas. Com esta funcionalidade será possível indentificar, por exemplo, salas que permaneceram abertas ou que foram abertas indevidamente. Em um futuro breve esta funcionalidade será também integrada aos sistemas de monitoramento da informática, de forma que seja possível notificar automáticamente os responsáveis do setor no caso de uma abertura indevida, que pode indicar uma eventual invasão da sala.

O financiamento do sistema se deu através do edital FAEPEX do segundo semestre de 2015, a partir de um projeto de autoria do Prof. Marcelo Buzato, então coordenador de informática do instituto, com o qual o instituto obteve 50% dos valores necessários, que foram complementados com remanescentes de verba capes capital do Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária. O valor total do investimento foi da ordem de R$ 29.000,00, entre equipamentos e serviços de instalação das fechaduras e leitoras.

A integração dos sitemas foi realizada pelo setor de informática do instituto, com o apoio da equipe do CCUEC.

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.