Administração de redes

Administração de redes e segurança da informação

A área de administração de redes é responsável por todos os processos relativos à acessibilidade, confiabilidade e segurança da informação no instituto. A área é responsável, por exemplo, por manter a conectividade da rede local do instituto e dessa rede com a internet, a manter os serviços de email e páginas web, a garantir os backups das informações dos usuários, a previnir e mitigar os problemas de segurança da informação no âmbito do instituto. É responsabilidade desta área a manutenção dos servidores e storages de rede do instituto, da infraestrutura de conectividade da rede cabeada (switches, routers, firewall, rede sem fio) e garantir a disponibilidade das informações e serviços. Essa área é reponsável ainda a prospectar as novas necessidades dos usuários e implementar novos serviços e recursos que agreguem valor e potencializem os resultados das atividades da comunidade acadêmica do instituto, contribuindo assim com o cumprimenot do plano estratégico do IEL e da universidade.

Principais serviços da área:

• Hospedagem de servidores de projetos
  • Servidores virtuais
  • Banco de dados (mysql)
  • Configuração de equipamentos de conectividade (switches, antenas wifi, etc.. )
  • Políticas de firewall
  • Mitigação de ameaças (virus, spams, phishing, etc..)
  • Avaliação da especificação de equipamentos para projetos e docentes

Prinicpais Serviços

Máquinas virtuais
Servidores virtuais

Servidores virtuais para atividades de pesquisa

Sistema de Survey

Sistema para aplicação de questionários eletrônicos destinado ao apoio de pesquisas e coleta eletrônica de dados baseado no serviço limesurvey.