PIBID

PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Projeto: Diversidade Linguístico-Cultural, Práticas Escolares e Formação Inicial em Letras
Coordenador(es): Anna Christina Bentes da Silva; Jefferson Cano; Márcia Rodrigues de Souza Mendonça; Marcos Aparecido Lopes

Chamada para inscrições

Edital do PIBID – Letras/2017.2
Inscrições: 13 a 23 de junho de 2017, até as 17h.

Estamos recebendo novas inscrições para o subprojeto Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), intitulado "Diversidade Linguístico-Cultural, Práticas Escolares e Formação Inicial em Letras", que compõe o Projeto Geral do PIBID UNICAMP.

O subprojeto Letras do PIBID Unicamp é coordenado pelas professoras Márcia Mendonça e Anna Christina Bentes e pelos professores Marcos Lopes e Jefferson Cano. Atuamos em escolas de ensino fundamental e médio (educação regular) e de educação de jovens e adultos no município de Campinas (SP). Os alunos atuarão no projeto participando das atividades conjuntas, mas estarão sob a supervisão de um docente específico e de um dos coordenadores do projeto. A alocação nas escolas e nos grupos de cada coordenador será feita pelos professores coordenadores do projeto.

Em função disso, convidamos todos os alunos das seguintes Licenciaturas - cursos diurnos/integrais e noturnos - em Letras, Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Pedagogia e Artes Visuais, que estejam regularmente matriculados a partir do 3o. Semestre em diante a se cadastrarem no link http://www4.iel.unicamp.br/intranet/graduacao/servicos/aluno/, no período de 13 a 23 de junho de 2017, até às 17h00.

Os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Pedagogia e Artes Visuais deverão enviar um e-mail para a Secretaria de Graduação (secgrad@iel.unicamp.br) com os dados indicados abaixo para serem inseridos no sistema on-line do IEL:
- Nome completo:
- RA:
- Número e nome do Curso (diurno ou noturno):
- Data de ingresso:
- Data de término do seu curso:
- Telefone:
- E-mail DAC:
- E-mail mais acessado:

Os seguintes documentos impressos deverão ser entregues na secretaria de Graduação do IEL até 23 de junho de 2017 - às 17h00:
a) Xerox do RG;
b) Comprovante de situação cadastral do CPF que pode ser obtido no sítio:
c) Comprovante dos dados bancários - cópia de extrato de conta corrente ou de cheque (o titular da conta deve ser o aluno);
d) Comprovante de Residência (do mesmo endereço indicado o sistema on line da Graduação);
e) Teste de Integralização (obtido a partir da área do aluno – DAC);
f) Ficha de Inscrição (obtida através do sistema on-line da Graduação/IEL).

Todos os inscritos serão notificados através de e-mail informando o dia, horário e local da sua entrevista. As entrevistas ocorrerão na semana de 26 a 30 de junho de 2017, no IEL.

Resultado do Edital do PIBID – Letras/2017.2:
Selecionados:

13. Sarah de Sousa Oliveira
14. Bruno Liporaci Silva

RESUMO DO PROJETO:
Este subprojeto tem por objetivo geral o aprimoramento da formação inicial dos licenciandos em Letras no que tange ao ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, tomando como foco central a diversidade linguístico-cultural. O projeto estará ancorado em três eixos temáticos:
1) registros de linguagem e diversidade cultural nas práticas escolares;
2) formação literária do leitor e formação docente;
3) gêneros do discurso, práticas escolares e formação docente.
Os eixos temáticos remetem a questões emergentes no cenário do ensino de língua e literatura, como a multiculturalidade, a formação para os letramentos críticos e a discussão ética acerca das práticas de linguagem. O foco central do projeto, a diversidade linguístico-cultural, favorece a atuação multi e interdisciplinar, ou seja, o entrelaçamento das áreas de linguística, linguística aplicada e teoria literária, possibilitando uma formação acadêmica e profissional mais global para o licenciando em letras. Ainda há muito o que avançar em termos da apropriação e construção, por parte das escolas, de práticas pedagógicas que possam atender às novas demandas tecnológicas e multiculturais, no campo das linguagens, e também ao caráter irredutível e complexo do texto literário na construção de um saber humanístico. Por isso, considera-se que a investigação, a problematização das práticas escolares e das práticas profissionais docentes e os projetos de trabalho desenvolvidos no interior da comunidade escolar são instâncias formativas privilegiadas para os licenciandos em Letras.

Teléfono: +55 (19) 3521-1502

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.