PIBID

PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência



Projeto: Diversidade Linguístico-Cultural, Práticas Escolares e Formação Inicial em Letras
Coordenador(es): Anna Christina Bentes da Silva; Jefferson Cano; Márcia Rodrigues de Souza Mendonça; Marcos Aparecido Lopes

Chamada para inscrições

Edital do PIBID – Letras/2017.2
Inscrições: 13 a 23 de junho de 2017, até as 17h.

Estamos recebendo novas inscrições para o subprojeto Letras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), intitulado "Diversidade Linguístico-Cultural, Práticas Escolares e Formação Inicial em Letras", que compõe o Projeto Geral do PIBID UNICAMP.

O subprojeto Letras do PIBID Unicamp é coordenado pelas professoras Márcia Mendonça e Anna Christina Bentes e pelos professores Marcos Lopes e Jefferson Cano. Atuamos em escolas de ensino fundamental e médio (educação regular) e de educação de jovens e adultos no município de Campinas (SP). Os alunos atuarão no projeto participando das atividades conjuntas, mas estarão sob a supervisão de um docente específico e de um dos coordenadores do projeto. A alocação nas escolas e nos grupos de cada coordenador será feita pelos professores coordenadores do projeto.

Em função disso, convidamos todos os alunos das seguintes Licenciaturas - cursos diurnos/integrais e noturnos - em Letras, Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Pedagogia e Artes Visuais, que estejam regularmente matriculados a partir do 3o. Semestre em diante a se cadastrarem no link http://www4.iel.unicamp.br/intranet/graduacao/servicos/aluno/, no período de 13 a 23 de junho de 2017, até às 17h00.

Os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Pedagogia e Artes Visuais deverão enviar um e-mail para a Secretaria de Graduação (secgrad@iel.unicamp.br) com os dados indicados abaixo para serem inseridos no sistema on-line do IEL:
- Nome completo:
- RA:
- Número e nome do Curso (diurno ou noturno):
- Data de ingresso:
- Data de término do seu curso:
- Telefone:
- E-mail DAC:
- E-mail mais acessado:

Os seguintes documentos impressos deverão ser entregues na secretaria de Graduação do IEL até 23 de junho de 2017 - às 17h00:
a) Xerox do RG;
b) Comprovante de situação cadastral do CPF que pode ser obtido no sítio:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp
c) Comprovante dos dados bancários - cópia de extrato de conta corrente ou de cheque (o titular da conta deve ser o aluno);
d) Comprovante de Residência (do mesmo endereço indicado o sistema on line da Graduação);
e) Teste de Integralização (obtido a partir da área do aluno – DAC);
f) Ficha de Inscrição (obtida através do sistema on-line da Graduação/IEL).

Todos os inscritos serão notificados através de e-mail informando o dia, horário e local da sua entrevista. As entrevistas ocorrerão na semana de 26 a 30 de junho de 2017, no IEL.

Resultado do Edital do PIBID – Letras/2017.2:
Selecionados:
1. Ana Júlia Valezi
2. Stela Norie Brilhante Takehara
3. Renan Ribeiro Bertolotto
4. Deisieli Mirela Libralao De Araujo
5. Barbara Paes Safra
6. Fernanda Goularte Kodato
7. Mariana Hernandes Porto
8. Julia Carvalho de Brito
9. Maria Luíza Tápias Oliveira

Lista de Espera:
1. Caroline Pontes Ramos
2. Bárbara Diniz Gonçalves
3. Fabiana Karla Gomes Urbano
4. Mariana Carvalho Nepomuceno
5. Ana Clara Andrade Melo
6. Victor Henrique da Silva Menezes
7. Ana Carolina Saviolo Moreira
8. Melissa Gabrielle Santos Cabral
9. Lucas Costa André
10. Ana Beatriz Bartolomei Signorelli
11. Isabela Soares Reis
12. Natan Pinheiro de Freitas
13. Sarah de Sousa Oliveira
14. Bruno Liporaci Silva

RESUMO DO PROJETO:
Este subprojeto tem por objetivo geral o aprimoramento da formação inicial dos licenciandos em Letras no que tange ao ensino de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, tomando como foco central a diversidade linguístico-cultural. O projeto estará ancorado em três eixos temáticos:
1) registros de linguagem e diversidade cultural nas práticas escolares;
2) formação literária do leitor e formação docente;
3) gêneros do discurso, práticas escolares e formação docente.
Os eixos temáticos remetem a questões emergentes no cenário do ensino de língua e literatura, como a multiculturalidade, a formação para os letramentos críticos e a discussão ética acerca das práticas de linguagem. O foco central do projeto, a diversidade linguístico-cultural, favorece a atuação multi e interdisciplinar, ou seja, o entrelaçamento das áreas de linguística, linguística aplicada e teoria literária, possibilitando uma formação acadêmica e profissional mais global para o licenciando em letras. Ainda há muito o que avançar em termos da apropriação e construção, por parte das escolas, de práticas pedagógicas que possam atender às novas demandas tecnológicas e multiculturais, no campo das linguagens, e também ao caráter irredutível e complexo do texto literário na construção de um saber humanístico. Por isso, considera-se que a investigação, a problematização das práticas escolares e das práticas profissionais docentes e os projetos de trabalho desenvolvidos no interior da comunidade escolar são instâncias formativas privilegiadas para os licenciandos em Letras.
 
. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Teléfono: +55 (19) 3521-1502

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.