Licenciatura em Letras - Diurno

Objetivos do curso

Prioridade para língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa 
Atuação profissional inclui ensino da língua e assessoria técnica 

O curso de Letras oferecido pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp mantém peculiaridades que o distinguem dos demais cursos de Letras do país. Ele é composto por disciplinas ministradas por docentes que atuam na área de Lingüística, Lingüística Aplicada e Teoria Literária. A divisão das disciplinas obrigatórias entre os três departamentos que compõem o IEL permite que, durante o curso, o aluno entre em contato com diferentes perspectivas de seu objeto de ensino e pesquisa: a linguagem. A teorização sobre a linguagem, indissociada da prática, visa formar profissionais comprometidos com a constante reavaliação de seu trabalho profissional. Um componente forte do curso é a investigação científica. O objetivo de incentivar a pesquisa na Graduação é o de proporcionar que o aluno esteja preparado para, mesmo depois de formado, exercer sua profissão analiticamente. 
As línguas estrangeiras fazem parte do currículo, pois considera-se que seu aprendizado permite que o licenciando faça reflexões sobre a sua própria língua materna e sobre processos de ensinar/aprender. No ato da matrícula, o aluno deve escolher uma língua estrangeira entre inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano, que deverá cursar como disciplina obrigatória por, no mínimo, quatro semestres. Além da obrigatória, o aluno ainda poderá cursar outras línguas estrangeiras como disciplinas eletivas. 

Modalidades e currículo 

O curso de Letras da Unicamp tem apenas a modalidade licenciatura e é oferecido nos períodos diurno e noturno. No período diurno, o curso dura 8 semestres. 

Campos de trabalho 

O licenciado em Letras está habilitado a atuar como professor de português e de literaturas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio. Além disso pode trabalhar em áreas relacionadas com o ensino da língua materna, em assessorias técnicas e em atividades editoriais como revisão, seleção de originais e edições escolares, ou ainda como professor universitário, caso venha a cursar programas de pós-graduação.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Telefone: 55-19-3521.1502

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.